Comunicado revela potencial dos BRIC no comércio internacional

Dated Published: August 2008

Estudo foi divulgado pelo Ipea durante a Cúpula BRIC de Think Tanks, em Brasília Aproveitando a realização da Cúpula BRIC de Think Tanks: O papel dos BRIC na transformação global após a crise econômica, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta quarta-feira, 14, o estudo Rússia, Índia e China: comércio exterior e investimento direto externo. Realizado pela Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Direpi) do Instituto, o documento aponta os diferenciais de cada BRIC (Brasil, Rússia, China e Índia) no comércio global e seus principais desafios.

O estudo, apresentado como Comunicado do Ipea nº 43, revela que, entre os BRIC, o Brasil se "caracteriza como uma economia com elevada participação do consumo e mercado doméstico forte". A Rússia, por sua vez, se destaca pelas vendas externas de commodities energéticas, a Índia pelas exportações de serviços, e a China pelas exportações de manufaturas e elevadas taxas de investimento.

Apesar de contar com boa vantagem comparativa em relação aos demais BRIC no quesito produtos intensivos em recursos naturais e primários agropecuários, o Brasil apresentava em 2008 o menor valor exportado entre os quatro países. O Comunicado do Ipea nº 43 menciona, ainda, o Índice de Vantagem Comparativa Revelada (IVCR) dos BRIC. Nesse ponto, a China se destaca.

Luciana Acioly, coordenadora de Estudos de Relações Econômicas Internacionais do Ipea, tirou dúvidas dos jornalistas sobre o estudo durante a Cúpula BRIC de Think Tanks, que se encerra nesta quinta-feira no Hotel Mercure Eixo, em Brasília. Mais informações sobre a cúpula podem ser acompanhadas no hotsite do evento.

Leia a íntegra do Comunicado do Ipea nº 43

Recent Posts

Two central objectives will guide the management of these mechanisms as part of Brazil’s chairship i...
The Institute for Applied Economic Research (Ipea), under Brazil’s 2025 BRICS Presidency, convened t...
Вопросы для обсуждения: Какие вызовы могут помешать БРИКС стать глобальной колыбелью талантов и д...