Meio ambiente na pauta dos BRIC

Dated Published: February 2008

Pesquisadores reunidos em seminário discutem moeda e desenvolvimento sustentável

As novas tecnologias devem liderar as negociações entre os países do BRIC - Brasil, Rússia, Índia e China - na busca pelo desenvolvimento com redução de carbono e aumento de energias não-fósseis renováveis, hidrelétrica, eólica, solar e biocombustíveis. A moeda de trocas comerciais também deve passar por mudanças, pois a crise internacional que começou em 2008 nos países desenvolvidos vem mostrando que é difícil uma reversão capaz de fortalecer o dólar.

A tônica permeou todas as palestras realizadas no primeiro dia da Cúpula BRIC de Think Tanks: O papel dos BRIC na transformação global após a crise econômica. O seminário, que aproveita a oportunidade da cúpula dos chefes de Estado e de governo dos países que compõem o BRIC - nesta sexta-feira em Brasília -, é promovido pelo Ipea e pelo Ministério das Relações Exteriores.

O evento é organizado pela Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Direpi). Nesse primeiro dia, os pesquisadores desses países mostraram números que sustentam a importância da previsão de um dos maiores bancos de investimento do mundo, o Goldman Sachs, de que o Produto Interno Bruto (PIB) do BRIC poderá representar o dobro do PIB dos países que hoje dominam o cenário mundial - Estados Unidos e os da União Europeia.

Os dados mostraram também que caberá à China comandar as transformações mundiais para uma nova governança global baseada na sociedade do conhecimento. Além de liderar o comércio de manufaturados, esse país asiático vem capitaneando avanços tecnológicos que serão fundamentais em negócios futuros de biotecnologia, energia nuclear e de monitoramento de reflorestamento e florestamento.

Recent Posts

Two central objectives will guide the management of these mechanisms as part of Brazil’s chairship i...
The Institute for Applied Economic Research (Ipea), under Brazil’s 2025 BRICS Presidency, convened t...
Вопросы для обсуждения: Какие вызовы могут помешать БРИКС стать глобальной колыбелью талантов и д...