Pochmann pede adaptações para nova governança

Dated Published: May 2008

Presidente do Ipea afirmou, em entrevista após a abertura do evento, que a crise ainda não provocou as mudanças necessárias

Nesta quarta-feira, 14, na coletiva à imprensa depois da abertura da Cúpula BRIC de Think Tanks: O papel dos BRIC na transformação global após a crise econômica, o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, afirmou que a crise mundial ainda não provocou mudanças que seriam essenciais para uma nova governança, entre as quais, alterações nas estruturas de instituições multilaterais como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Fundo Monetário Internacional (FMI). “Temos encontros do G20, do BRIC, recentemente o Fórum Índia, Brasil e África do Sul (Ibas), mas eles não têm a força das instituições oficiais”, argumentou Pochmann.

Não faltaram acusações aos países desenvolvidos, por não cooperarem para a segurança ambiental, tampouco para uma governança que garanta qualidade de vida aos habitantes do planeta. O vice-presidente da Academia Chinesa de Ciências Sociais, Li Yang, por exemplo, levantou a hipótese de esses países se articularem contra os biocombustíveis pela perspectiva de o Brasil vir a liderar esse mercado. “Se isso acontecesse nos próximos anos, o Brasil seria líder no mercado, pois tem produção e tecnologia. Isso eles não querem”, disse o pesquisador.

Participaram da mesa de abertura o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Samuel Pinheiro Guimarães; o presidente do Ipea, Marcio Pochmann; o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Antônio Patriota; o diretor do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (CIP-CI), Rathin Roy; e os embaixadores da Índia, B. S. Prakash; da China, Qiu Xiaoqi; e da Rússia, Sergey Pogosovich Akopov.

Recent Posts

Two central objectives will guide the management of these mechanisms as part of Brazil’s chairship i...
The Institute for Applied Economic Research (Ipea), under Brazil’s 2025 BRICS Presidency, convened t...
Вопросы для обсуждения: Какие вызовы могут помешать БРИКС стать глобальной колыбелью талантов и д...