Sonho de consumo baseado no american way é insustentável

Dated Published: December 2009

Participantes da Cúpula BRIC de Think Tanks cobram mudança radical no setor produtivo e nova governança global

Os pesquisadores que participaram da Cúpula BRIC de Think Tanks aceitaram unanimemente que os cidadãos de seus países têm sonhos de consumo baseados no american way of life.

Para muitos, trata-se de um sonho que o planeta não suportaria. Os debates concluíram que a saída passa por uma nova governança global e uma mudança radical do setor produtivo, com menor fabricação de veículos automotores individuais e mais investimentos em transportes coletivos. Quem se habilita a tentar liderar uma nova ordem mundial?

O indiano Samir Saran, do Observer Research Foundation, lembrou que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, já mostrou vontade política de liderar o processo de transição para energia limpa no mundo. E citou um discurso do presidente norte-americano: “Sabemos que quem liderar essa nova matriz energética deverá liderar a economia do século 21”.

Na visão do chinês Zhang Yuyan, do Institute of World Economics & Politics, Chinese Academy of Social Sciences, os países do BRIC deveriam se unir para assumir essa liderança e “impedir que o uso de tarifas sobre a emissão de carbono sejam utilizadas como medidas protecionistas do países em desenvolvimento.” O pesquisador acredita que as relações entre os países do BRIC e de outras nações emergentes devem salvaguardar o direito de qualidade de vida para todos os cidadãos.

Recent Posts

ORF hosted a Book Discussion on ‘India's Moment: Changing Power Equations around the World’, authore...